terça-feira, 29 de setembro de 2009

Michel Bercovitch

Sergio Fonta entrevistou Michel Bercovitch no programa Arte em Movimento da rádio Roquette Pinto.

Na entrevista, o ator contou um pouco sobre a peça e a questão do preconceito. Clique no vídeo para ouvir! 

Se você gosta de teatro, escute o programa: sexta-feira, às 12h30, na 94,1 FM ou pelo site da rádio.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

The Story

Olá! Algumas pessoas escreveram perguntando qual é o nome da música que toca na cena da praia. Uma linda canção da Brandi Carlili chamada "The Story".


"I climbed across the mountain tops
Swam all across the ocean blue
I crossed all the lines and I broke all the rules
But baby I broke them all for you
Because even when I was flat broke
You made me feel like a million bucks
Yeah you do and I was made for you"


sábado, 26 de setembro de 2009

Agenda Globonews


Veja algumas cenas da peça e uma entrevista exclusiva da Fabiana Karla para o programa Agenda Globonews.


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"Divertida crítica ao preconceito", por Lionel Fischer

"O presente texto pode ser definido como uma comédia e como tal desperta muitos risos. No entanto, acreditamos que tais risos não são apenas fruto das muitas piadas e passagens realmente engraçadas, mas de uma espécie de manifestação do inconsciente coletivo da platéia, que, embora torça pela Gorda, certamente compactua com os preconceitos de que ele é vítima. Se assim não fosse, todos ririam menos e se indignariam mais".

Lionel Fischer, crítico e professor de teatro

Agenda Vídeo Show

Mouhamed Harfouch



Na peça, Mouhamed Harfouch interpreta Caco, amigo do Tony e autor dos maiores "ataques" à imagem de Helena. Contudo, os personagens de Neil LaBute têm seus altos e baixos. E Caco também tem seus momentos reflexivos. Mas é claro que não vamos entrar em detalhes. Vocês precisam assistir para entender ;-)

Enquanto isso, vejam o que Mouhamed tem a dizer sobre o personagem:


Agora é oficial

Turma,

Agora é oficial: estamos em cartaz! De quinta a domingo, no Teatro das Artes.

A estreia foi ótima, todos felizes e casa cheia.

Veja algumas fotos publicadas nos sites: O Dia Online, Ego, Fuxico e Quem Online.

Quem já assistiu à peça, não deixe de participar enviando seu texto, dividindo conosco o que achou da história de Tony e Helena. Esta é a finalidade deste blog, ser um ponto encontro para refletir sobre o tema. Participe!


Voltem sempre!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

É hoje!!!



Bom dia, pessoal!

Chegou o grande dia!! Estamos felizes por ter este espaço para trocarmos ideias, vivências e impressões da peça.

Nada mais justo do que recebermos neste dia especial duas pessoas que estão nos seguindo antes mesmo da estreia. Então para participar desta promoção, é preciso estar também no twitter. Corre lá!


Esperamos você!!!

O sorteio será à tarde! Fique conectado! E boa sorte! :-) 


Postado por Bianca/ Equipe da GORDA.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quem já assistiu!

O Lúcio Luiz, do site Papo de Gordo, também foi ao teatro no domingo passado e já publicou a resenha na coluna Gordo de Raiz.

"(...) a peça não é uma comédia rasgada. É, antes de tudo, um drama. OK, pode ser chamado de comédia dramática, mas é importante entender que a história não é apenas pra fazer rir. E vale ainda dizer que Fabiana vai muito bem no papel, especialmente se considerarmos que grande parte das cenas cômicas não são realizadas por ela, apesar de sua personagem ser o alvo da maioria dos risos".

Quer saber mais? Clique aqui para ler o texto completo. O final da peça foi preservado pelo colunista (agredecemos!). Por isso, depois de ler a resenha, corre pro Ingresso.com para garantir seu lugar!


E não deixe de voltar para dividir com a gente! :-)

Postado por Bianca/ Equipe da Gorda.
Gente, olha que legal o comentário do Raphael Molina. Grata por deixar suas impressões aqui. É muito bom para nós ter este retorno! Volte sempre ao blog!


"Uma peça excepcional com um elenco e direção a altura, pena que do público não se possa dizer o mesmo.Nunca vi em toda minha vida um excesso de desvelo tão grande pelo teatro, um festival de luzes e bips de mensagens em celulares , gritos opinando sobre determinada cena, e o pior o riso fácil sobre a superficialidade aparente dos dialogo, que na verdade apenas serve como patina de um texto contundente e profundo sobre uma das muitas discriminações que sofre quem não faz parte da pseudo padrão de beleza da manada.Mas para sorte minha e de muitos o peso obeso da qualidade do texto e interpretações excepcionais tanto de Fabiana Karla , que quebra todos os paradigmas de suas já usuais e brilhantes interpretações cômicas e nos brinda com a mais pura dimensão da dor humana do discriminado, tanto quanto o imenso talento de MichelBercovitch bem assessorado por Mouhamed Harfouch e Flavia Rubim calam aos poucos e silenciam a platéia e como mágica levam a todos a refletir sobre um dos mais desprezíveis atos humanos a discriminação.
Só me resta penhorado agradecer por esta aula de teatro e de vida"

Publicado por Bianca/ Equipe da GORDA.

Tudo começa por um ponto! Que a peça possa despertar em cada pessoa na plateia uma transformação. Que seja um ponto de partida para uma mudança maior! (vídeo do portal Personare)



terça-feira, 22 de setembro de 2009

Turma de peso!



Clique na imagem para ampliar!

As mocinhas do blog Mulherão foram nos assistir na quinta passada. No fim da apresentação, cantamos parabéns para Alberto Negrin, cenógrafo argentino. A festa foi animada! Na foto estão os atores, a turma da produção e direção, nós da divulgação e as convidadas especiais.

Faltou o Marcio Iudice Attie que fez lindas fotos pra gente!


Postado por Bianca/ Equipe da Gorda.

Uma história de amor

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quem já assistiu!

Vale a pena visitar o blog da Marina W. Ela assistiu à peça e, melhor de tudo, despiu-se de preconceitos.

As meninas do Mulherão também publicaram suas impressões sobre a peça. Leia aqui.

Postado por Renata/ Equipe da GORDA

Fabiana e Michel no RJTV

Fabiana Karla: "No Rio, o gordo é mais discriminado do que o negro"

Muito interessante a entrevista da Fabiana Karla no site EGO. Vale a pena ler, refletir e, quem sabe, mudar alguns conceitos. Eis um trecho:

"Você acha que a sociedade está mais cruel hoje com essa coisa da forma física ou sempre foi assim?


Acho que tudo hoje é dia virou uma máquina. É muito fácil você ter o nariz ou a bunda que você quer. Você vai ali compra uma bunda, um peito. É claro que os critérios aumentam. Você começa a ver todo mundo com o corpo mais organizado e vai querer chegar nesse padrão também. Acho que as pessoas estão muito mais preocupadas com a forma física. No Rio de Janeiro, por exemplo, por seu um lugar que tem praia, as pessoas pautam muito sua vida pela forma física e pelo bem-estar. Acho que o gordo é mais discriminado do que o negro no Rio de Janeiro. Os dois tipos de discriminação são péssimos, mas por causa da dinâmica da cidade, o gordo é ainda mais discriminado. As pessoas acham que você é gordo porque quer, porque é sem-vergonha."



Postado por Renata/equipe da Gorda

Campo Grande também quer ver a "Gorda"!!!

A intenet é bárbara mesmo. Veja bem, este comentário veio de Campo Grande. Que tudo! Obrigada pela audiência no blog. Eis a história de Renata Favaro:

"Olá, meu nome é Renata, queria parabenizar vcs pelo blog e pela peça!! Espero que venham apresentar aqui em Campo Grande - MS, não perderei por nada! Sou bem gordinha também, tenho 138 kg e 1,80 m de altura, sempre sofri muito preconceito, principalmente na escola. Hoje em dia me aceito mais, pois comecei a fazer teatro há 3 anos e está me ajudando muito nisso! Eu nunca namorei, nem beijei ninguém, mas um dia arrumarei alguém!Abraços e parabéns mais uma vez! O blog e a peça vão ajudar muito a mudar o pensamento da sociedade atual!"

Postado por Renata/ equipe da Gorda

Quem já assistiu!

A querida Daniela Moura veio de Salvador, na Bahia, assistir à pré-estreia da peça. Nem preciso dizer que todos do elenco e da produção ficaram muito felizes com tamanho empenho. Obrigada pela presença. Obrigada por ter vindo de tão longe para nos prestigiar. Obrigada pelo depoimento.

Eu estive na pré estréia da peça GORDA juntamente com minhas amigas do Blog Mulherão. Sou da Bahia. Cheguei ontem em Salvador e hoje fiz questão de ir à praia exibir meu corpinho, influenciada por Fabiana Karla que, mesmo com seus quilinhos a mais, arrasou com seu maiô cavadíssimo em pleno palco. Com todo aquele carisma e alegria, o excesso de peso da nossa queridíssima, tornou-se apenas um detalhe, por muitas vezes imperceptível (...) Acho muito válido a iniciativa de desmistificar algumas coisas como: mostrar que nem todo negro tem que ser pobre ou que nem todo gordo tem que ser feio. Iniciativa esta que deve partir de nós, protagonistas de situações 'preconceituosas'.(...) Quero dizer que AMEI a peça. Os atores são maravilhosos e o enredo é um misto de comédia e drama, muito emocionante!!! Beijos Plus 30kg pra vocês, Dani Moura.

Postado por Renata Victal, da equipe da Gorda

Em qual situação você já se sentiu discriminada?

Esta é a história da Carolina Vida. Obrigada pela participação, Carol!


"Acho que a primeira vez que senti na pele o problema da obesidade foi dentro da minha casa...Me lembro que na infância (aos 9, 10 anos) uma tia que mora com a gente ficava me criticando por comer a mais. Só pelo fato de entrar na cozinha, já era motivo de levar uma bronca. Aos 10 anos de idade, fui pela primeira vez ao endocrinologista atrás de um emagrecimento. Já emagreci e engordei várias vezes ao longo da vida.(...). Imaginava que seria mais amada e querida se fosse magra. Eu cresci acreditando nisso e somente agora, com 29 anos, eu descobri que passei a maior parte da minha vida em função das expectativas dos outros, esperando não ser mais rejeitada, esperando o carinho e o afeto das pessoas. Não que eu seja feliz sendo gorda, mas a opinião dos outros sempre vinha em primeiro lugar. Continuo na jornada do emagrecimento, conheci uma nutricionista bacana e só faço exercícios físicos que eu goste. Quer saber? Agora tenho mais chances de ser magra porque o que eu mais preciso não está nas pessoas, está dentro de mim mesma. Minha autoestima só depende de minhas próprias atitudes. Mandei (mentalmente) todos irem para aquele lugar e escolhi, do fundo do meu coração, ser feliz e seguir minha própria vida. Quem tem a si mesmo como amigo e companheiro, não precisa de muletas para vencer na vida. Todo mundo merece ser feliz agora! Grande beijo para o elenco! Venham logo para São Paulo!!"



Postado por Renata Victal, da equipe da Gorda

Ensaios abertos

Queridos,

Nossos ensaios abertos foram bem especiais. Muito bom ter o retorno positivo do público! Saber que o texto de LaBute, a direção de Daniel Veronese, a co-direção do Franco Battista, o cenário de Alberto Negrin e o talento da Fabiana, Michel, Mouhamed e Flavia estão encantando a todos.

Após as apresentações recebemos o carinho das pessoas, sensibilizadas com a peça. Isso é muito bom! Estamos ansiosos com a estreia e felizes por fazer parte desta equipe, deste projeto tão especial. Dedicação máxima!


Boa semana para todos. Somos gratos pelos comentários, e-mails, scraps e twittadas. E também à imprensa que vem nos recebendo com muito carinho e dando espaços incríveis para este tema. Cada um fazendo o seu papel, participando desta história conosco!

bjo, Bianca.
Equipe da GORDA.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Diferentes formas de discriminação

Queridos leitores do blog,

Ontem durante o ensaio fiquei examinando as diferentes formas de discriminação. Todos nós, gordos ou magros, negros ou brancos, orientais ou ocidentais, morenas ou loiras, heteros ou homossexuais (...), de alguma maneira, já nos sentimos discriminados.


Estamos todos sujeitos ao [pré] conceito, ao [pré] julgamento. Faz parte da sociedade, do ser humano. Como combatemos? Na minha opinião, olhando as situações de ângulos diferentes e pensando antes de agir. Deixar o sentimento falar mais alto tendo consciência de que precisamos fazer a nossa parte para vencer estes padrões.


Unidos venceremos!


Então quero convidar vocês para uma reflexão. Em que situações já se sentiram discriminados? Vamos dividir nossas experiências pois assim estimularemos uma transformação, mesmo que sejam os primeiros passos.



Eu vou começar...

Em 2001 fui morar em Salvador com a expectativa de ter uma qualidade de vida melhor. Chegando na cidade resolvi fazer um curso de extensão na UFBA para conhecer novas pessoas e procurar uma colocação no mercado local. Vocês acreditam que ninguém do curso se aproximou de mim ou deu abertura para uma amizade? Fiz apenas uma amiga numa turma de 30 pessoas. Uma paulistana que, assim como eu, tinha decidido morar na Bahia. Com o tempo, percebemos que aquelas pessoas do curso não nos viam com bons olhos pois achavam que nós estávamos ali para tirar uma oportunidade deles. Tudo o que queriam era se qualificar para conquistar uma vaga no sudeste e consideravam que todos os profissionais do Rio e SP eram superiores, com melhor formação, mais qualificação. Não entendiam por que estávamos ali. E não nos aceitavam. Depois de cinco meses na cidade, resolvi voltar para casa. Minha amiga continuou remando por lá até conquistar um emprego e cativar amigos.

Estamos sujeitos a situações de discriminação e também estamos, muitas vezes, na outra posição: a que discrimina. É importante ter também esta reflexão!



E você? Tem uma história para conta? Escreve pra gente: gorda.br.09@gmail.com.

Postado por Bianca da equipe da peça Gorda.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Olha que legal o depoimento da terapeuta Tatiana Paranagua sobre a beleza:


"Beleza de fato é uma coisa muito relativa, e, portanto não merece julgamento. Eu diria que a diversidade do conceito de beleza se iguala a diversidade de seres humanos na terra. E quando o assunto é relacionamento, o que torna uma pessoa bela é muito mais do que a simples avaliação plástica. Mas, se cada um fosse mais fiel a si mesmo, e aos seus próprios conceitos do que é beleza talvez estivéssemos mais felizes, porque estaríamos livres da prisão de barras invisíveis que nos é imposta a todo o momento pela TV, cinema e bancas de jornal, que ditam aos nossos olhos desde crianças o que nos DEVE parecer belo, qualquer opinião que não se encaixe faz com que o outro pareça estranho e seja motivo de piadas. Nesse tempo de produção em massa e descartável não se tem lugar para ser único, e aquele que ousa teme ser discriminado não apenas por ser diferente, mas por não pensar da mesma maneira que todos, e a pessoa que é livre costuma ser temida, pois nos põe frente a frente com as nossas próprias limitações, que nos impedem de viver plenamente, inclusive as estéticas". 


E você, o que pensa sobre o assunto?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Viva o mulherão!

A peça conta com uma trilha sonora pra lá de especial, a mesma usada em todas as montagens deste texto. Canções de Peter Bjorn & John, Frank Sinatra & Charles Aznavour, Amy Winehouse, Brandi Carlile entre outros. “Big Girl (You are Beautiful)”, de Mika - músico libanês que mora em Londres desde os 9 anos – promete ser o hit da temporada.

Aqui no Brasil os mulherões também receberam uma homenagem feita pelo músico Cléo Motta. O clipe demo da música é super alto astral. As lindinhas das fotos são algumas das leitoras do blog Mulherão, que  assistirão ao ensaio geral nesta quinta, dia 17.
"Quem te falou que é de fora pra dentro,
Que a beleza vem de um sofrimento,
E que ser feliz é buscar num padrão um estado?
"
Pessoal,

Agora falta pouco!! Ontem o cenário chegou ao Teatro das Artes e hoje teremos o primeiro ensaio lá na Gávea. Criado pelo conceituado cenógrafo argentino Alberto Negrin para a montagem de Buenos Aires, o cenário foi adaptado aqui no Brasil pelo Henrique de Souza, que há 17 anos faz os cenários da Debora Colker. 

Como disse uma das produtoras, o cenário é o quinto elemento do elenco. Todo motorizado, ele gira a cada cena. Do restaurante para o escritório, do escritório para o quarto e por aí vai. São sete ambientes que constroem uma narrativa cinematográfica. Segundo o diretor Daniel Veronese, "mais do que teatral".

A equipe argentina chegou ao Brasil no domingo e adorou o primeiro ensaio geral. Nós também!

A estreia oficial será na quinta dia 24, mas no fim-de-semana abriremos o ensaio para o público com ingresso a preço especial (40,00/ 20,00 meia-entrada).

Não percam!!!

bjo da equipe da GORDA!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A praia...

...os momentos de praia sempre são complicados para os gordos, sobretudo para as mulheres. Eis um trecho do e-mail que recebemos da leitora Carmem Lúcia. Sensacional. Inspirador !!!

"Outro dia estava em um bar, em Ipanema, e ouvi um papo muito preconceituoso de umas meninas sentadas na mesa ao lado da minha. 'Será que é possível ir de biquini à praia?', indagou uma delas. As outras, apavoradas, se apressaram em dizer que não. Que com 5 quilos a mais seria um atentado à imagem do Rio colocar um biquini. Como ???? Ouvi bem??? É isso mesmo?? A vontade que tive foi de levantar e berrar: Sim !!!! Claro que é possível e você deveria ir, sem dúvida. Colocar um biquini e cair no mar é redentor. Pouco importam os quilos a mais, as celulites? Eu não estou. É mais do que hora de parar com esta bobeira de "Não quero mostrar minhas gordurinhas". Pq não? Sei lá, às vezes fico pensando cá com meus botões 'com tantos problemas no mundo, como a fome e a guerra, ainda tem gente se preocupando com alguns quilos a mais. Falta do que fazer'."

É isso aí Carmem !!!

O amor e a gravidade...

Belo o comentário da nossa amiga Keka no Orjut. Decidi publicar aqui também:


"Ahhhh, o amor não pesa.


O amor anula a gravidade, deixando até nós gordinhos, leves e flutuando!!


Ahhh, o amor..."

É isso aí, vamos todos flutuar !!!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Promoção nova >>> Você já viu o busdoor da Gorda nas ruas?

Fique de olho nas ruas do Rio! Iniciamos esta semana a campanha de busdoor na cidade para a estreia no dia 24. Quem quiser concorrer a novos ingressos para a peça, leia com atenção o regulamento da nova promoção:
1. Quando vir um dos busdoors na rua, fotografe com a sua máquina digital ou com o celular;
2. Escreva uma frase respondendo à pergunta: Quanto pesa o amor?;
3. Envie a foto + frase para o e-mail gorda.br.09@gmail.com;
4. As fotos e frases serão publicadas no blog;
5. O elenco da peça escolherá o vencedor!
Corre pra rua! :-)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fabiana, Flavia e Mouhamed fizeram o sorteio da promoção

Olá pessoal,

Na sexta passada, durante a sessão de fotos, fizemos o sorteio da promoção. Cinco pessoas foram sorteadas, com direito a acompanhante, para assistir à pré-estreia da peça no dia 18 de setembro.




Assistam e comentem! Vamos participar!

Ainda esta semana.... teremos uma nova promoção!